Existe uma pergunta de milhões que é comumente utilizada dentro dos processos de entrevistas para um novo emprego, e ela é capaz de dar calafrios caso você não esteja preparado para ela: Onde você se vê daqui a 5 anos? Para a maioria, chega a ser desconfortável pensar sobre isso, já que parece ser uma pergunta extremamente sentimental para quem não conhece sobre visão de vida. As chances são grandes de que você esteja constantemente rodeando o assunto, mas nunca o tratando na raíz, seja se questionando se está na carreira correta, ou se está no direcionamento mais adequado da vida por estar constantemente perdido e com a impressão de estar sem saída.
No fim do dia acabamos sempre sentindo que não estamos tendo a visão do todo, e não há clareza de para onde devemos seguir. Para entender onde queremos estar na vida, precisamos criar essa visão clara sobre a nossa vida. Sempre que criamos ou revisamos a nossa visão, esclarecemos nosso propósito tornando a vida – acredite ou não -, mais simples e significativa.
Mais do que enxergar somente 5 anos à frente, a visão de vida pode te ajudar a entender como sua vida pode se parecer daqui até 20,30 anos ou quem sabe mais. Refletir sobre os assuntos e motivos certos irá te dar o “porque” de muitas perguntas que irão te tirar de onde está hoje, para cada vez mais perto de onde precisa estar para ser a pessoa que imaginou.
Então aqui seguem alguns motivos do porque deixar para lá qualquer resistência e começar a pensar nos aspectos positivos de ter a sua própria visão de vida.
1. A visão de vida determina os nossos amigos
Assim como a visão de vida se torna o nosso leme e direciona nossa vida, ela também nos ajuda a avaliar nosso círculo de confiança (pessoas de confiança próximas a nós), e quem realmente precisamos manter em nossas vidas. Todas as pessoas bem-sucedidas que conheceu e ainda irá conhecer sempre deixam claro em suas ações e gestos que elas sabem para onde estão indo, como se pudessem prever o futuro, elas olham para o horizonte e veem as possibilidades do que querem se tornar, e impõe diariamente a disciplina necessária para que isso aconteça.
Isso é algo que naturalmente conseguimos identificar nas pessoas, já que pessoas sem visão de vida, podem acabar sendo mentalmente exaustivo e frustrante de estarmos por perto, já que não sabem aonde eles querem estar ou como chegar lá, e em algum casos pode até parecer que estamos sempre tentando resolver seus problemas já que podem não fazer questão de determinar saídas para os seus problemas de carreiras e conquistas pessoas, sempre se arrastando em reclamações.
Um lado imediatamente positivo e benéfico em possuirmos uma visão de vida estabelecida é que aos poucos vamos nos afastando de pessoas que não se encaixam no nosso plano e abrimos oportunidades para pessoas que se encaixem e possam até nos ajudar a chegar lá. Nenhum objetivo ou plano pode se completar sozinho, como seres humanos estamos temos a necessidade de cultivar relações, e por isso acabará percebendo que o seu propósito é maior do que você mesmo, e a ajuda certa será uma alavanca para chegar lá. Se lembre também que o seu propósito não irá somente te ajudar, mas irá criar espaço para outros seja como a resolução de um problema ou como fonte de aprendizado e crescimento dentro da sua visão.
Portanto, da próxima vez que encontrar na internet dizendo: “Como eu me tornei milionário sem ajuda”, não se engane por essa propaganda de más intenções, já que essa pessoa com certeza precisou do conhecimento e do propósito de alguém em compartilhar seu conhecimento de negócios, gestão, ou sobre independência financeira nem que seja de forma remota e impessoal como por vídeos e cursos. Qualquer que tenha se tornado bem-sucedido, o fez pela sua habilidade de comunicação ao dizer o seu propósito e se cercar de pessoas que o ajudaram de alguma forma a chegar lá. As pessoas que te cercam devem ter o mesmo papel ao te ajudar a cumprir seu propósito, adicionando valor a ele. Quando entender sua visão, aos poucos você vai começar a caminhar para pessoas que estão prontas para colaborar quando se é aberto e honesto com onde deseja chegar.
2. A visão de vida gerencia o nosso tempo e disciplina
Como nós gastamos nosso tempo está direcionado para a nossa visão. Se aquilo que você busca, seja lá o tamanho for realmente importante, o tempo que você gastará se empenhando nela irá refletir em resultados e realização. Esse princípio é simples, e por ser tão simples, frequentemente o tornamos imensamente complicado. Por exemplo, se você decide se tornar o “Funcionário do Mês”, muito provavelmente irá passar a negar certos aspectos e distrações do dia a dia, como ficar até tarde em festas e exagerando do álcool porque isso te deixará mais indisposto no dia seguinte, com ressaca, falta de sono e mal-humorado. Dentro deste cenário, por isso importar tanto, você faz tudo aquilo que precisa ser feito para chegar lá, porque para alcançar objetivos e propósitos, sejam grandes ou pequenos, é necessário colocar o tempo e esforço para que eles se tornem realidade.
Não é muito diferente de quando pensamos em esportes e pensamos naquele atleta que admiramos. Nós os admiramos pela disciplina e por colocar o esforço necessário para aquilo dia após dia, semana após semana, porque eles estão de olho não só na vitória do jogo mas no prêmio ao final da temporada. E cada atleta sabe também que não existe um caminho mais curto para o sucesso do que se levantar toda manhã com a força mental de entender que eles precisam se preparar mentalmente e fisicamente para o próximo objetivo – ou o próximo jogo.
Esse exemplo destaca que tempo é o recurso mais importante que temos, além de escasso porque já nascemos com a premissa de que eventualmente iremos partir, e isto não é negociável nem renovável mas sim uma certeza da vida: todos nós iremos morrer. O tempo que gastamos hoje, não conseguiremos ter de volta amanhã e este amanhã não é garantido. Dinheiro, pessoas e oportunidades podem sempre ser conquistados novamente, mas cada segundo que se passa na sua vida, nunca é recebido de volta. A visão de vida irá garantir que não perca seu tempo.
3. A visão de vida cria hábitos
Quando percebemos o que queremos e porque queremos, a visão de vida pode fazer muito por nós. Ela não só decide os nossos amigos, tempo e disciplina, como também nos ajuda a criar os hábitos que valem a pena e tem sentido para as nossas necessidades. O seu planejamento e “a fazer” do dia começa a ser regulado pela sua visão, e demonstra o que precisa ou não ser feito, e aos poucos isso te leva a hábitos que condizem com a versão que você quer se tornar.
Uma pessoa com a visão de se tornar seu próprio chefe, irá eventualmente criar os hábitos necessários, como entender mais sobre o produto e serviço que idealiza, ler livros de empreendedorismo diariamente sobre o que significa possuir um negócio, e investir seu tempo para ouvir pessoas que chegaram aonde deseja estar. Assim, eles conseguem focar os seus esforços em transformar esta visão em realidade, permitindo que aos poucos estejam preparados para quando isso acontecer.
Crie e siga hábitos que te tragam mais próximo para aquilo que é extremamente importante para você, e se lembre que a forma com que gastamos o nosso tempo, energia e recursos colaboram para nos trazer um passo mais perto da nossa visão de onde estávamos ontem.
Encontrar e entender o seu propósito não é fácil, especialmente quando a internet inteira parece ter uma opinião sobre como devemos viver a nossa vida e que carreiras devemos explorar a seguir. Tudo isso pode se acumular de forma caótica e descontrolada sobre nós, mas uma vez que entendemos que cada jornada é única coisa que podemos ser somos nós mesmos, você não irá querer ser mais ninguém além de autenticamente você, pronto para transformar e impactar o mundo. E acima de tudo, perceba que a sociedade em que vivemos nos faz acreditar que quanto mais ocupados somos, mais importantes e bem-sucedidos somos, mas isso não poderia ser mais distante da realidade.
Uma vez que entendemos o nosso propósito, nossa vida começa a se afunilar e ficar mais clara e focada porque nós sabemos o que queremos. Então, caso não tenha se questionado ainda qual o seu propósito e visão, comece hoje mesmo a criar a sua visão, e observe onde a vida irá te levar. Portanto, aperte bem o cinto e aproveite a viagem, eu te garanto que essa será a melhor jornada da sua vida.
Deixe um comentário